PROGRAMA DE APOIO A EDIFÍCIOS MAIS SUSTENTÁVEIS

Abriram no passado dia 7 de Setembro as candidaturas ao novo apoio do governo para melhorar o desempenho energético das habitações. Este programa tem como objetivo financiar medidas que promovam a reabilitação, a descarbonização, a eficiência hídrica e energética e conta com um apoio previsto de 4,5 milhões de euros (a distribuir 1,75 milhões de euros em 2020 e 2,75 milhões de euros em 2021).

Este programa é dirigido às pessoas singulares proprietárias de edifícios construídos até final de 2006. A taxa de comparticipação é de 70% com valores limite. Destacamos algumas medidas abrangidas pelo projecto:

  • Intervenções que visem melhorar a eficiência hídrica: substituição de torneiras de casa de banho, lava-loiça, chuveiros e autoclismos por outros equipamentos mais eficientes;
  • Sistemas de aquecimento e/ou arrefecimento ambiente e de águas quentes sanitárias (AQS) que recorram a energia de fonte renovável de classe A+ ou superior, como bombas de calor, sistema solar térmico, caldeiras e recuperadores a biomassa;
  • Isolamento térmico, desde que efetuado com ecomateriais ou materiais reciclados, em coberturas ou pavimentos exteriores e interiores.

O regulamento de atribuição de incentivos pode ser consultado aqui.